Você, na posição de cliente, prefere comprar de um lugar em que confia na qualidade ou em outro no qual o preço é interessante, mas a qualidade duvidosa? Você faria uma cirurgia com um médico conhecido e renomado ou com outro que poucas pessoas conhecem?
Todos nós escolhemos comprar onde confiamos, conhecemos ou que nos indicaram. Isso é natural. E até pagamos um pouco mais por isso. Então, eu te pergunto:
- O que você tem feito para gerar confiança em seus clientes?
Vemos diversas empresas dando aquele famoso “nó em pingo d´água” para vender, pensando somente na venda do momento e não no cliente a longo prazo, aquele que comprará mais vezes. O cliente a longo prazo é o mais interessante para todas as empresas, podendo até se estender por gerações e são eles que mais indicam sua empresa para outras pessoas. Além da indicação certa, o custo de conquistar novos clientes é muito maior do que manter os atuais.
Vale lembrar que quando sua empresa falha com o cliente, ela corre um grande risco de perdê-lo. No caso do médico, uma cirurgia mal sucedida poderá atrapalhar o ganho de novos clientes. Tome cuidado, pois já se foi o tempo em que uma pessoa mal atendida falava mal de sua empresa apenas para 10 pessoas em média. Atualmente, com a internet e redes sociais em alta, isso alcança um número de pessoas muito maior e numa velocidade espantosa!
Nós temos muitos concorrentes sempre esperando ganhar nossos clientes e oportunidades que nós deixamos passar. Então, reveja seus atos, seus objetivos e seu foco. Aumente e cuide dessa confiança para seus clientes.
O mercado precisa de empresas éticas, ágeis, eficazes e mais uma série de outras qualidades. Quando essas qualidades se unem, geram uma credibilidade natural e isso é percebido pelo cliente. Deve haver muito cuidado, pois quando a credibilidade é perdida, dificilmente conseguimos recuperá-la 100%.
Fonte: http://sucessonasempresas.com/ por Rafael Ivanhes