Marketing de Conteúdo – Você precisa saber tudo sobre essa estratégia

A dinâmica do relacionamento com os clientes mudou! Agora, para conquista-los, as empresas precisam cativar sua confiança e atenção e a melhor forma para fazer isto, é investindo em marketing de conteúdo.

O Marketing de conteúdo é uma estratégia valiosa que permite:

  • Educar os seus clientes sobre a sua empresa, produtos ou serviços prestados
  • Conquistar autoridade no mercado apresentando a força e o know-how da sua marca
  • Prospectar e captar clientes de maior valor (leads)
  • Ampliar as vendas, em volume e em valores
  • Fidelizar o seu público e clientes

Marketing de conteúdo e o Funil de vendas

O funil de vendas é uma metáfora modelo utilizada pelos profissionais de marketing, para retratar as etapas do processo de decisão e compra dos clientes. Com ele, é possível entender as principais etapas pelas quais o cliente passa e assim definir os melhores momentos e as formas de oferta mais eficientes.

Para um e-commerce estruturar o funil de vendas, o primeiro passo é conquistar a atenção do possível cliente, chamando a audiência das visitas, depois, cabe apresentar produtos e ofertas ideais para, atrai-lo e por fim, guiá-los para o carrinho, convertendo-o.

Aliando o planejamento do funil de vendas, com uma estratégia de marketing de conteúdo, criando o seu próprio funil de vendas representará a diferença entre altas taxas de carrinhos abandonados e o crescimento da taxa de conversão.

Exemplos de conteúdos para as etapas do funil

Para a prospecção

Nesta etapa, a busca é pela audiência. Para atrair visitantes com marketing de conteúdo é possível que o seu e-commerce use recursos como:

  • Posts em blogs próprios ou de terceiros, dando dicas sobre produtos
  • Criação de conteúdos Multimídias mostrando lançamentos e oportunidades
  • Produção de e-books relacionados a seus produtos ou segmento
  • Distribuição de Newsletters

Para a atração

Neste segundo momento, o objetivo principal é transformar os visitantes em leads, gerando uma base de dados ainda mais qualificada e prepara-la para fechar negócios. Neste momento, as opções de conteúdos que podem ser usadas são:

  • Posts de blogs e conteúdos multimídia especializados ou técnicos
  • E-books e Whitepapers com temas mais buscados pelos seus leads
  • Apresentação de cases de sucesso e depoimentos de clientes
  • Webinars com sessões interativas de perguntas e respostas
  • Newsletters personalizadas com ofertas específicas

Para a conversão

Este é o momento de colher os resultados e frutos do seu trabalho, realizando uma oferta assertiva e mais eficiente, para os leads maduros e mais propensos a fecharem negócio.

O conteúdo presente nesta etapa, ainda deve ser informativo, mas já pode apresentar mais informações sobre a sua empresa e seus produtos. Neste momento podem ser exploradas opções como:

Apresentações de cases de clientes com indicação de materiais que mostram como sua empresa já resolve os problemas de outros clientes. Os formatos podem ser em vídeos, ou White papers, por exemplo.

Realização de webinars privados, focados em respostas de dúvidas sobre seu produto ou apresentação de demos de utilização para eliminar qualquer dúvida sobre o valor do produto.

Criação de Landing pages de conversão em venda, com ofertas específicas como descontos, demos gratuitas do produto, entre outras possibilidades, podem dar aquele empurrãozinho que falta para efetivar a compra.

Se interessou pelo assunto e quer saber como estruturar o funil de vendas para o seu site ou loja virtual e investir em marketing de conteúdo para o seu negócio? Entre em contato com a Foxbiz!

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